Prevenção do suícidio no Twitter

Plataforma lança serviço de notificação para suporte aos usuários, além de emoji exclusivo com símbolo da campanha

Em virtude do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, 10 de setembro, o Twitter anuncia parceria com instituições ligadas ao tema para fornecer mais informações e suporte às pessoas em situação de risco de suicídio ou automutilação. As iniciativas incluem um novo serviço de notificação para dar apoio aos usuários e a criação de um emoji exclusivo para fomentar as conversas sobre o assunto na plataforma.

O novo serviço de notificação, #ExisteAjuda, tem como objetivo prover suporte aos usuários que possivelmente estejam em situação de risco de suicídio ou automutilação, encorajando-os a procurar ajuda de entidades competentes na área. Na prática, quando uma pessoa fizer uma busca no Twitter por termos associados ao tema, o primeiro resultado, apresentado no topo da lista, será uma notificação incentivando a pessoa a procurar apoio. No caso do Brasil, a notificação trará detalhes de contato do Centro de Valorização da Vida (CVV – @CVVoficial), entidade parceira do Twitter no país.

“O Twitter tem demonstrado preocupação e envolvimento com a causa da prevenção do suicídio no Brasil, dando exemplo para outras organizações. O #ExisteAjuda deve acrescentar ainda mais nesse sentido, fazendo o CVV chegar próximo a pessoas que talvez desconhecessem o serviço, ou mesmo nem pensassem ser possível pedir ajuda para evitar o suicídio. São mais de 30 brasileiros mortos diariamente vítimas do suicídio, o que demonstra que ações como esta são urgentes e necessárias. O CVV atua gratuita e voluntariamente há 56 anos, e sabemos muito bem que quebrar os tabus em relação ao suicídio exige coragem e força de vontade”, afirma Adriana Rizzo, voluntária e porta-voz do CVV.

O perfil do CVV também receberá do programa ‘Ads For Good’ créditos gratuitos para que possa promover e ampliar o alcance de seus conteúdos no Twitter.

Além do Brasil, o #ExisteAjuda é novidade em países como Alemanha, Reino Unido, Irlanda, Espanha, Hong Kong e Austrália. A ferramenta já existe nos Estados Unidos, Japão e Coreia.

Para fomentar conversas e dar visibilidade ao tema, o Twitter se uniu globalmente à Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (WSPD, pela sigla em inglês) para lançar um emoji especial com o símbolo oficial da campanha – um laço. A imagem poderá ser visualizada em Tweets publicados entre os dias 7 e 16 de setembro com as hashtags em português #DiaMundialDaPrevençãoDoSuicídio, #PrevençãoDoSuicídio, e #SetembroAmarelo, além da hashtag #WSPD2018.

Há, também, a possibilidade de alertar sobre alguém que possivelmente esteja vulnerável. A plataforma disponibiliza um formulário dedicado a pessoas que conhecem ou identificam alguém que possa estar em situação de risco de suicídio ou automutilação. As denúncias são avaliadas por uma equipe de profissionais que informa o usuário sobre o relato recebido, fornece os recursos disponíveis e incentiva a procura de apoio. Além disso, a Central de Ajuda do Twitter traz informações sobre o assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *