Plataforma lança serviço de notificação para suporte aos usuários, além de emoji exclusivo com símbolo da campanha
Em virtude do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, 10 de setembro, o Twitter anuncia parceria com instituições ligadas ao tema para fornecer mais informações e suporte às pessoas em situação de risco de suicídio ou automutilação. As iniciativas incluem um novo serviço de notificação para dar apoio aos usuários e a criação de um emoji exclusivo para fomentar as conversas sobre o assunto na plataforma.
O novo serviço de notificação, #ExisteAjuda, tem como objetivo prover suporte aos usuários que possivelmente estejam em situação de risco de suicídio ou automutilação, encorajando-os a procurar ajuda de entidades competentes na área. Na prática, quando uma pessoa fizer uma busca no Twitter por termos associados ao tema, o primeiro resultado, apresentado no topo da lista, será uma notificação incentivando a pessoa a procurar apoio. No caso do Brasil, a notificação trará detalhes de contato do Centro de Valorização da Vida (CVV – @CVVoficial), entidade parceira do Twitter no país.
“O Twitter tem demonstrado preocupação e envolvimento com a causa da prevenção do suicídio no Brasil, dando exemplo para outras organizações. O #ExisteAjuda deve acrescentar ainda mais nesse sentido, fazendo o CVV chegar próximo a pessoas que talvez desconhecessem o serviço, ou mesmo nem pensassem ser possível pedir ajuda para evitar o suicídio. São mais de 30 brasileiros mortos diariamente vítimas do suicídio, o que demonstra que ações como esta são urgentes e necessárias. O CVV atua gratuita e voluntariamente há 56 anos, e sabemos muito bem que quebrar os tabus em relação ao suicídio exige coragem e força de vontade”, afirma Adriana Rizzo, voluntária e porta-voz do CVV.
O perfil do CVV também receberá do programa ‘Ads For Good’ créditos gratuitos para que possa promover e ampliar o alcance de seus conteúdos no Twitter.
Além do Brasil, o #ExisteAjuda é novidade em países como Alemanha, Reino Unido, Irlanda, Espanha, Hong Kong e Austrália. A ferramenta já existe nos Estados Unidos, Japão e Coreia.
Para fomentar conversas e dar visibilidade ao tema, o Twitter se uniu globalmente à Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (WSPD, pela sigla em inglês) para lançar um emoji especial com o símbolo oficial da campanha – um laço. A imagem poderá ser visualizada em Tweets publicados entre os dias 7 e 16 de setembro com as hashtags em português #DiaMundialDaPrevençãoDoSuicídio, #PrevençãoDoSuicídio, e #SetembroAmarelo, além da hashtag #WSPD2018.
Há, também, a possibilidade de alertar sobre alguém que possivelmente esteja vulnerável. A plataforma disponibiliza um formulário dedicado a pessoas que conhecem ou identificam alguém que possa estar em situação de risco de suicídio ou automutilação. As denúncias são avaliadas por uma equipe de profissionais que informa o usuário sobre o relato recebido, fornece os recursos disponíveis e incentiva a procura de apoio. Além disso, a Central de Ajuda do Twitter traz informações sobre o assunto.